12 de maio de 2011

Sabiam que?

Que aquela ponta plástica dos atacadores se chama Aguilha (ou Agulheta)?



A aguilha é aquele invólucro de plástico ou metal que encontramos em cada ponta de um atacador. Hoje em dia a maioria é feita de plástico mas antigamente eram feitas de metal, vidro ou pedra. Muitos foram essencialmente ornamentais e feitos de metais preciosos como prata.

A palavra vem do francês arcaico aguillette que é o diminutivo de aguille, que significa agulha, que por sua vez, vem de "acus", a palavra original em latim para a agulha. Uma aguilha é, assim, como uma pequena agulha no final de uma corda.

Há uma diferença entre aguilhas, que geralmente são funcionais, e aguilhetes, que geralmente são decorativas.

Durante a Grande Depressão as aguilhas eram feitas de papel e cola. As aguilhas podem ser criadas a partir de fita adesiva, cera, resina, cola, fios, metal, ou simplesmente atar ou fundir no final de um laço ou cordão.



NOTA: Este Blog não se responsabiliza pela irresponsabilidade do que aqui é publicado. Todas as imagens neste blog são descaradamente roubadas aos seus legítimos proprietários, desculpem lá qualquer coisinha! Se querem deixar o vosso desagrado façam-no nestes links:(http://tertuliacordeburroafugir.blogspot.com/)(http://www.youtube.com/tertuliacordeburro)?

1 COMENTÁRIOS:

jguerra disse...

se não fosse o Oráculo, morria inculto!

Enviar um comentário

A opinião veiculada nos comentários é a dos seus autores e não do Oráculo Tertuliano.
Todos os comentários devem ser de leitores identificados e conter endereço de e-mail válido... Ou não.
Os comentários são da irresponsabilidade exclusiva dos seus autores...
Será responsabilizado o autor de qualquer comentário susceptível de lesar o bom nome, a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, bem como o autor de qualquer comentário injurioso, ofensivo ou contrário às leis portuguesas... (Por outras palavras, vamos ter o direito de vos chamar nomes também!)
Qualquer comentário pode, a qualquer momento, ser rejeitado ou retirado pelo Oráculo Tertúliano, sem necessidade de justificação... E mais nada!